A AREMDA – Associação Regional de Esclerose Múltipla do Algarve, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, constituída por escritura pública, outorgada em Faro no pretérito dia 1 de fevereiro do corrente ano.

Após a sua constituição, realizou-se a primeira assembleia geral extraordinária em 13 de fevereiro de 2019, com a presença de todos os associados, tendo ao abrigo do disposto no n.º 4 do artigo 174.º do Código Civil, deliberado sobre a aprovação dos Estatutos e a eleição dos órgãos sociais para o quadriénio 2019/2022.

Os titulares dos órgãos sociais eleitos naquela assembleia geral tomaram posse no mesmo dia, em ato a ela seguido, entrando de imediato em funções.

Tornando-se necessário proceder ao registo da Associação junto da Segurança Social, e apresentar o respetivo plano de ação, e uma vez que sendo este o primeiro ano de existência da AREMDA, só agora estão preenchidos os requisitos legais e formais para se promover a sua discussão e aprovação.

Atento o que antecede, e ao abrigo do disposto na alínea b) do artigo 34.º dos Estatutos, são elaborados o orçamento e o plano de ação para o ano em curso.

Neste momento fundador, a AREMDA não dispõe de meios económico-financeiros certas e previsíveis, para além das quotizações a pagar pelos associados, pelo que este primeiro Plano terá em atenção especial o modo como a associação irá dotar-se de meios materiais e humanos, para iniciar a sua atividade,às diretrizes estratégicas que vão nortear essa atividade.

O presente Plano de Ação é o documento orientador da estratégia da AREMDA, para o corrente ano de 2019.